março 25, 2009

Games nas Nuvens

'Microconsole' que puxa jogos da web desafia Wii, Xbox 360 e PS3

OnLive deve ser lançado ainda em 2009; seu preço não foi divulgado. 
Produto utiliza ‘computação nas nuvens’ para acesso remoto aos games.


Uma nova empresa de videogame desafia as três maiores fabricantes de consoles com a oferta de um sistema on-line que fornecerá, segundo a própria OnLive, jogos sob demanda e sem atraso para responder aos comandos dos gamers. A proposta é permitir que os jogadores acessem os títulos a partir de aparelhos de TV, netbooks de recursos limitados ou computadores sem processadores gráficos.

Foto: Divulgação

OnLive deve ser lançado ainda em 2009; seu preço não foi divulgado. Kit é composto por controle sem fio e 'microconsole', que puxa títulos da rede. (Foto: Divulgação )

Esse tipo de tecnologia, chamado de computação nas nuvens, propõe que os internautas acessem seus arquivos pessoais (fotos, vídeos, planilhas, textos) de qualquer PC, sem ter de armazená-los localmente em seus computadores. Uma das vantagens dessa alternativa é o barateamento das máquinas: ela dispensa grande capacidade de armazenamento e todos os tipos de programa estarão disponíveis gratuitamente pela internet. 


A novidade deve ser lançada no segundo semestre de 2009 e o preço ainda não foi divulgado. O sistema utiliza um console pouco maior que um iPhone, que conecta televisões e conexões em banda larga ao serviço OnLive, responsável por oferecer os jogos aos usuários. O responsável pelos comandos será um controle sem fio.

 

Em vez de rodar localmente, como acontece com o Wii, Xbox 360 e PS3 e títulos para PC, entre outros, os games ficam em servidores remotos. 

A tecnologia, diz a agência de notícias Reuters, está em desenvolvimento há sete anos. Dez distribuidoras de peso – entre elas Electronic Arts, Ubisoft, Take Two e THQ – já fecharam parcerias para fornecer seu conteúdo via OnLive. “Quando você quer um título, simplesmente aperta um botão e começa a jogar instantaneamente”, disse Steve Perlman, fundador e diretor-executivo da empresa. “É simples assim.” 

Perlman é um empresário conhecido do Vale do Silício, que ajudou a lançar a WebTV, comprada pela Microsoft em 1997. Segundo ele, o serviço oferecido pela OnLive seguirá um modelo de assinatura e será "significativamente" mais barato que os jogos de consoles. 


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL1057851-9666,00.html 

2 comentários:

  1. Esse é o futuro, com certeza, além de cortar um elo da cadeia (lojas que vendem os jogos) desta forma você inibe a pirataria, além disso o jogador não será dono de nada, afinal vai pagar uma mensalidade para podem jogar, se parar de pagar, sai sem nada...

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  2. Pode crê, vejo isso inclusive para os aplicativos!

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