março 25, 2009

Inovação e Cocriação

Inovação colaborativa e o futuro da mídia

Já faz 20 anos que as tecnologias de informação e comunicação vem oferendo infinitas possilidades para a inovação colaborativa.

Algumas delas ganharem nomes, como o CPFAR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenhishment) no varejo, as tecnologias de engenharia simultânea de produto na manufatura e a web 2.0 hoje utilizada de forma generalizada.

Pois bem, a técnica avançou muito (hoje com a tecnologia, tudo é possível), o mesmo ainda não aconteceu com a atitude das pessoas. A técnica já oferece uma oportunidade ilimitada de acesso, diálogo, transparência e compartilhamento.

Mas as pessoas ainda não estão tão dispostas, preparadas e abertas para:

1) oferecer acesso aquilo que "dominam" (um conhecimento, um processo, um produto)

2) dialogar (ouvir de verdade o ponto de vista dos outros, de um cliente por exemplo, e até mudar o seu próprio ponto de vista)

3) a transparência ( "abrir o jogo")

4) compartilhar riscos, custos, ganhos financeiros.

Ainda vivemos, na maioria dos casos, num jogo em que uns ganham e outros perdem. Em geral, quem "domina" uma determinada informação, um determinado processo ou produto ganha.

Mas as regras do jogo estão mudando...E a tecnologia está quebrando de vez este jogo.

Vejam vocês o caso da Midia Digital...

torrentz.com -> qual será o futuro dos cinemas, tvs a cabo, locadoras de video?

last.fm.com.br -> qual será o futuro dos músicos, das gravadoras, das rádios FM?

www.lexcycle.com -> e o futuro das livrarias, dos autores e seus copyrihgts?

www.ohmynews.com -> o que fazer com o bom e velho jornal que chega de manhã cedinho na porta de casa?

A co-criação, a inovação colaborativa está literalmente "descontinuando" (em inglês, disrupting) os modelos de negócio das empresas de midia. Mais um belíssimo caso de "destruição criativa".

Algumas empresas de midia já acordaram, outras continuam dormindo e, pior, reclamando do governo, dos órgãos regulamentadores, que alguma coisa precisa ser feita para preservar o passado.

Mas há casos em que é melhor descontinuar, esquecer o passado e começar a construir o futuro, já que o futuro já está presente.

Portanto, alerta geral ao tsunami da midia digital! Move, get ready, be prepared!


Texto de André Coutinho (EXPERTS da Financial Web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Internet blogarama - the blog directory TopOfBlogs