julho 30, 2009

A rede elétrica inteligente

Novas tecnologias já permitem a troca de informações em tempo real entre consumidores e empresas geradoras, tornando possível o conceito de Smart Grid, uma rede mais eficiente, econômica e segura

A junção da tecnologia digital com a infraestrutura de energia vai movimentar um setor da economia que há muito tempo não sabe o que é inovação.

Energia eólica, solar e nuclear. Turbinas instaladas em alto-mar para transformar o vaivém das ondas em eletricidade. Queima de biomassa. Etanol de segunda geração. Carro elétrico. Eletrodomésticos econômicos. Nos últimos anos falou-se -- e investiu-se -- como nunca em inovações nas duas pontas do setor de energia: a geração e o consumo. Mas um elemento fundamental sempre ficou em segundo plano: as redes que transportam a eletricidade de um lado para o outro.

Uma onda de inovações que levam a inteligência da internet às redes de energia vai ajudar as empresas de eletricidade a entender e a reduzir os desperdícios e dar informações para que os consumidores possam planejar seus gastos. O tão falado uso eficiente da eletricidade, um recurso que custa cada vez mais caro para o planeta e para seus habitantes, está à vista.

A primeira novidade -- e que será decisiva para o sucesso das redes inteligentes -- estará nas residências. Os tradicionais medidores de luz serão substituídos por uma nova geração de leitores.Equipados com chips e conectados à internet (pela própria rede elétrica ou por conexões sem fio), esses equipamentos podem transmitir os dados do consumo automaticamente para a empresa elétrica (conceito de Smart Grid).

E tem empresa grande investindo nisso!! A IBM anunciou investimentos de até 5 bilhões de dólares em tecnologias ligadas às redes inteligentes. Além da Big Blue, empresas do setor de tecnologia da informação, como Cisco, Intel e Google, já têm projetos para dotar as redes elétricas de inteligência. Novas companhias surgidas no Vale do Silício também estão de olho nesse mercado nascente. A SilverSpring Networks, criadora de uma plataforma técnica para as empresas elétricas, já recebeu mais de 200 milhões de dólares de investidores de risco.

Leia mais em Mercado Etico e Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Internet blogarama - the blog directory TopOfBlogs