abril 10, 2009

As novas indústrias do próximo futuro

Frente à atual crise mundial que foi sentida nos diversos segmentos de empresas no mercado, existe uma grande convicção no sentido de crescimento econômico e oportunidades que se seguirá à atual crise econômica e financeira global.

A grande interrogação que se coloca aos decisores empresarias reside na determinação dos setores que vão crescer, dos que se vão reduzir e dos novos setores de atividade econômica que surgirão ou se firmarão de forma significativa.

Correndo os riscos associados às previsões, seguem alguns setores mapeados que segundo alguns especialistas, são as atividades empresariais que se evidenciarão no futuro próximo:

• Indústrias da sustentabilidade que integrarão os "clusters" ligados às novas formas de conservação e produção de energia e de proteção do ambiente, onde se incluirão as unidades ligadas à energia eólica, células fotovoltaicas, carros eléctricos, novos materiais compósitos, componentes eletrônicos….

• Indústrias da saúde e bem-estar, integrando as unidades da área da bioquímica e farmacêutica, equipamentos hospitalares, materiais recicláveis, novos sistemas de tratamento e prevenção de doenças, clínicas especializadas…

• Indústrias do entretenimento e da qualidade de vida, integrando as áreas do turismo, desporto, cultura, jogos, conteúdos multimídia

• Indústrias da produtividade e da eficiência, integrando as tecnologias de informação e comunicação, a indústria informática, os novos sistemas de criação, transporte e distribuição de informação…

• Indústrias da geografia, integrando a "customização" das diferentes tecnologias para diferentes geografias, com especial relevo para as tecnologias tropicais que permitam o desenvolvimento da agricultura, pecuária, medicina… dos países de África e de outras regiões menos desenvolvidas.

Os próximos tempos vão ser tempos de reflexão e estudo intensivo. Não são, tradicionalmente, as áreas preferenciais de aplicação de recursos dos nossos agentes empresariais. Mas terão de passar a ser observadas mais de perto!

São alguns dos sinais das mudanças que estão acontecendo!

fonte JN, Luís Todo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Internet blogarama - the blog directory TopOfBlogs