abril 04, 2009

Inovação disruptiva: cortando custos e ganhando mercados

Atualmente, existem dois tipos de inovação: sustentadora e disruptiva. Destaco a disruptiva pela mudança que ela causa no mercado. Em tempos de crise, isso é excelente. Vale a pena ver a matéria e o slideshow aqui. Para se ter uma idéia do que é comentado na matéria, ela faz algumas perguntas como: "Que mercados ainda não atingimos? Podemos produzir produtos para outro tipo de público jamais oferecido, tanto para "baixo" quanto para "cima", sem perder valor e sem perder o foco do nosso negócio? As inovações eficientes e realmente relevantes são aquelas que são relevantes para o consumidor e que são o que eles esperam e queriam sentir, cuja muitas vezes este feeling é um puro insight gerado pelas pesquisas ou observação. É preciso entrar na pele do consumidor. Entender o que ele as vezes não externaliza."

Outras matérias interessantes:
1 - No Websinder
: "Em sua teoria, quando nasce uma tecnologia disruptiva, as empresas líderes - mesmo as bem administradas, competitivas e antenadas - perdem sua posição no ranking."
2 - Na ComputerWorld: "
não adianta apenas implementar softwares se os processos de 'innovation management' inexistem ou não são estruturados. É necessário ter uma organização que incentive e valorize a cultura de inovação."

Um comentário:

 
Internet blogarama - the blog directory TopOfBlogs