abril 20, 2009

Quiosques de autosserviço começam a fazer o papel dos vendedores

Será o fim dos vendedores? Uma reportagem do New York Times, publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, mostra que os quiosques de autosserviço estão evoluindo rapidamente. Eles são capazes de reconhecer o cliente que está passando, graças a softwares específicos, e sugerir promoções de acordo com o perfil daquele consumidor. A Intel, por exemplo, já possui três desses quiosques – que em breve devem estar presentes nas lojas de departamento americanas. O cliente se aproxima, passa um cartão que o identifica e é cumprimentado pela máquina, que oferece as últimas promoções indicadas para aquele consumidor. Um exemplo: se o cliente passar a etiqueta de um blazer que está comprando, o quiosque pode sugerir blusas e calças que combinem com aquela peça e que estejam em oferta. Jeff Roster, vice-presidente da empresa de pesquisa de mercado Gartner, acredita que os quiosques de autosserviço se tornarão onipresentes no varejo. Será que as empresas e os consumidores brasileiros estão preparados para isso?

Fonte: PEGN

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